O ciclo Paredes-Meias pretende fomentar a criação de um repertório poético próprio escrito a partir da Beira-Baixa. Repertório que obedeça à convenção do Fado e possa encontrar nas suas melodias tradicionais o lugar perfeito, através do canto, ou de outras formas de expressão.
Durante 4 fins-de-semana distribuídos pelo ano de 2025, um dos letristas mais relevante das últimas décadas – Tiago Torres da Silva - partilhará em Castelo Branco com todos os interessados, mais de trinta anos de trabalho regular com fadistas, poetas e músicos de fado. Falar-se-á de estruturas métricas e estróficas, de esquemas rimáticos e de universos lexicais. Tentar-se-á criar uma relação próxima entre os participantes e as melodias tradicionais que podem ir do Fado Menor ao Fado Triplicado; do Fado Varela ao Fado Alexandrino de Jaime Santos. Durante esse período, o letrista convidado tentará apontar caminhos para que os participantes construam poemas singulares, fortes e fadistas, poemas esses que serão interpretados ao vivo no último workshop que se realizará em dezembro.
A par dos workshops que decorrerão em março, maio, setembro e dezembro, alguns fadistas conhecidos por darem valor às palavras que interpretam, apresentar-se-ão no CCCCB, não só para que o público possa usufruir, mas também para que os participantes possam ver em perspetiva os seus poemas em relação com outros cantados pelas vozes de José Geadas, Carlos Leitão, Beatriz Felício, e artistas convidados na última sessão de apresentação, a 6 de dezembro de 2025, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.






PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO
COLABORAÇÃO
